O Pensar Metropolitano

Jose Nunes FilhoA Região Metropolitana de Campinas transformou-se em um único e contínuo aglomerado urbano que confunde suas atividades, como serviços de saúde, educação, lazer, empregos, segurança e mobilidade urbana. Não há hoje como pensar as cidades da RMC, sem um “pensar metropolitano”.

A Região Metropolitana de Campinas transformou-se em um único e contínuo aglomerado urbano que confunde suas atividades, como serviços de saúde, educação, lazer, empregos, segurança e mobilidade urbana. Não há hoje como pensar as cidades da RMC, sem um “pensar metropolitano”. Toda ação realizada em uma cidade acaba ecoando e interferindo em maior ou menor grau em toda a metrópole, basta imaginar um jovem que reside em Hortolândia, trabalha em Sumaré, estuda em Indaiatuba, tem uma namorada em Valinhos, faz compras em shopping centers de Campinas e frequenta os restaurantes de Holambra, muitas vezes, em um único dia ele percorre e desfruta de serviços públicos e privados de vários municípios.

Há que se pensar sempre que os investimentos públicos e privados das cidades serão utilizados de forma metropolitana e aparelhá-los de recursos que garantam a sua eficiência e não gerem problemas aos demais municípios, especialmente no que concerne à mobilidade urbana, que hoje é um dos nossos principais gargalos. A segurança pública também deve ser compartilhada, em sua gestão e na comunicação, de forma a permitir uma melhor cobertura e agilizar o atendimento à população.
A RMC, com um PIB de quase R$ 70 bilhões, com o terceiro maior polo industrial e a quarta maior praça bancária do País, congrega hoje uma economia maior que a de muitos países da América Latina e isso tende a interferir, muitas vezes negativamente, na qualidade de vida da sua população que aos poucos vem perdendo os espaços urbanos bucólicos e tranquilos, típicos das cidades do Interior, para conviver com o stress, a agitação e os problemas das grandes metrópoles. Políticas públicas como transporte público integrado, vias expressas, VLTs, VLPs, metrôs e trens metropolitanos e uma melhor adequação da utilização dos espaços urbanos através de novas e ousadas leis de uso e ocupação do solo, podem mitigar os problemas com a mobilidade urbana. Grandes hospitais metropolitanos estaduais ou federais poderiam resolver as dificuldades com a saúde, hoje bancada, quase integralmente pelos municípios mais ricos.
O planejamento estratégico para do desenvolvimento regional deve contemplar a infraestrutura metropolitana necessária para suportar o ingresso de novos investimentos produtivos que garantam a criação de novos empregos e a geração de riqueza necessária para manter a sustentabilidade econômica dos municípios. Deve-se dedicar uma atenção especial ao fornecimento de água e energia necessários e para um desenvolvimento sustentável, sem nunca esquecer da preservação do meio ambiente e da correta destinação dos resíduos sólidos gerados.

Há muito que ser feito. Temos que valorizar o Conselho da RMC, o Parlamento Metropolitano e planejar o futuro de forma conjunta e integrada entre as vinte cidades da metrópole, respeitando a cultura, as vocações e as potencialidades de cada uma.

José Nunes Filho(DEM) é empresário e diretor titular do Ciesp-Campinas

Raphael

Website:

2 Comentários

  1. Regina Cavallaro

    PARABENS…

    Uma cidade economicamente desenvolvida como Campinas, deve caminhar com o seu planejamento de desenvolvimento, paralelo a tendência de seu crescimento.

    O crescimento é inevitável. A população procura sua melhoria de vida e se esforça em seu deslocamento para usufruir de seus investimentos em estudos, trabalho, lazer e até mesmo saúde.

    A qualidade de uso do recurso gerado pelos impostos populacionais é um beneficio que o cidadão tem direito de usufruir.

    Liderança que investi na melhoria de estrutura de seu município, é liderança que pensa no bem estar de sua população.

    Todos desejam uma vida melhor… Parabéns, é fato que o foco de sua liderança é no bem estar da população ! Parabéns !!!!! :.) Regina Cavallaro

    • Solange

      Regina,

      Bom dia!
      Muito obrigada pelo contato, estamos te esperando para um café, vamos agendar.

      Democratas Campinas
      Telefone: 3251-0170 ou 3251-0178

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *