Presidente DEM Campinas

VALTER APARECIDO GREVE, Economista, Presidente do Partido Democratas Campinas (DEM).

O atual presidente do DEM Campinas iniciou sua militância política muito jovem, logo aos 9 anos de idade. Acompanhado do seu pai, Américo Greve, que era líder do movimento sindical da Cia Paulista de estrada de ferro  conheceu Francisco Amaral, que à época era advogado do sindicato.

A amizade do pai e filho com Chico Amaral surgiu no mesmo período em que o então advogado resolveu entrar para a vida política. Logo os dois se mobilizaram para apoiar o candidato a deputado. Não era fácil sair colando cartazes nos postes das diversas regiões de Tupâ em busca de votos para o candidato escolhido. Mas a recompensa não tardou a chegar, pois deste árduo e prazeroso apoio surgiram as primeiras vitórias: Chico Amaral foi eleito a deputado. Vale destacar que o escolhido para apoiar foi uma figura política muito importante para a cidade de Campinas, pois foi eleito uma vez a deputado estadual, 5 vezes a deputado federal, 1 vez deputado constituinte e duas vezes prefeito de Campinas (1976 e 1997).

O trabalho nas campanhas do Chico durou até surgir a oportunidade de trabalhar no banco Bradesco, em 1971. No Banco Bradesco foi escriturário, chefe de seção, caixa, sub-contador, contador, subgerente em uma agência com mais de 350 funcionários , gerente  geral e por fim pediu demissão em 1987. Após o pedido de demissão no Banco optou por  ser empresário no ramo de alimentação e abriu seu próprio negócio. Foi pioneiro no sistema delivery de pizzas e pioneiro no sistema de alimentação por quilo na cidade de Campinas. Gerenciava e coordenava mais de 90 funcionários.

Em 1996 decidiu que iria voltar a participar da política na cidade de Campinas, foi quando apoiou o candidato a vereador Campos Filho.

Em busca da reinvenção, novas ideias e projetos, no ano de 2000 veio a vitória nas urnas. Assim se repetiu em 2004, 2008 e 2012. Deste modo, durante o período de janeiro de 2001 a dezembro de 2012, se dedicou a chefiar o gabinete do vereador.

No biênio de 2013/2014, na gestão do Presidente Vereador Campos Filho, ocupou o cargo de Secretário Geral da Presidência da Câmara Municipal de Campinas, na qual foi desenvolvido um trabalho de excelência: abertura de concurso público, que não era feito há mais de 20 anos; reforma administrativa na secretaria da Câmara; implantação de uma gestão de liderança, onde o objetivo era liderar igual ao sistema privado; economia do erário público (o que permitiu aquela gestão devolver mais de 50 milhões aos cofres públicos), entre outras melhorias.

Com o fim dos trabalhos na presidência da Câmara, em 2015 foi convidado a assumir o cargo de gerente, na Gerência de Atendimento e Serviços de Apoio, na Informática de Municípios Associados (IMA). Trata-se de uma gerência que faz atendimento em todas as regiões da cidade, através de diversos tipos de atendimento. Sendo assim, teve a oportunidade de desenvolver vários projetos em prol da cidade, além de acompanhar rotinas operacionais e gerenciar mais de 500 funcionários em busca de melhoria contínua no atendimento ao cidadão.