BELA – Aplicativo com botão de emergência contra assédio em ônibus é lançado em Campinas

O democrata Vinicius Riverete, Secretário de Transportes de Campinas, junto à prefeitura, realizaram o lançamento do BELA: Botão de Emergência na Luta contra o Assédio, para realizar denúncias de assédios, em tempo real, contra as mulheres que utilizam o transporte público na cidade. O projeto é em parceria com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

O botão de BELA fica dentro do aplicativo da Emdec, disponível para Android e iOS. Para utilizar o botão, é necessário realizar um breve cadastro de informações como:
– Nome completo
– Telefone
– Data de Nascimento

Caso o usuário seja menor de idade, é importante informar o nome completo do responsável e telefone.

Também é importante que a localização do celular esteja ativada para sua utilização.

Pronto, se acontecer sofrer qualquer tipo de assédio no ônibus é só acionar o botão que fica no lado direito no app da tela escrito “BELA”.

Logo após o acionamento do botão no aplicativo, com base na sua localização do celular e utilizando o banco de dados do aplicativo “CittaMobi”, basta selecionar a linha em que está e a solicitação é enviada. A chamada pode ser cancelada em até quatro segundos.

A chamada é recebida pela Central de Operações da Guarda Municipal (GM), que tem acesso ao itinerário da linha de ônibus informada e também, através do GPS do celular, encaminha a viatura mais próxima para fazer a abordagem.

Importante reforçar que o botão está funcionando exclusivamente para acionamento quando o caso de assédio acontece dentro do transporte público.

Quando não houver a possibilidade de fazer a denúncia dentro do ônibus, existe a opção no canto superior direito: “registro de denúncia”, também disponível no APP Emdec.

A denúncia pode ser feita tanto pela vítima, quanto por quem presenciar o ato de assédio.

ASSÉDIO É CRIME. DENUNCIE.

Parabéns pelo excelente projeto para a cidade, mas principalmente, para as mulheres!

Confira mais fotos do lançamento do Botão BELA:

Estamos nas redes sociais!

Instagram: @democratascampinas

Facebook: Democratas Campinas

Camila

Jornalista, social media e escritora, formada pela Universidade Paulista (Unip).

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *